sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Rotulados

Quando escolhemos a nossa profissão, fazemo-lo por vários motivos: ou porque gostamos e é o que sempre sonhámos fazer, ou porque é o que dá dinheiro, ou porque é o que tem mais saída no mercado de trabalho.

Todavia esquecemo-nos que ao escolhermos o nosso futuro profissional, ficamos rotulados. Assim, o David mecânico será sempre mecânico e engane-se quem pensa que este tem folgas (isso é um mito).

Há profissões onde se torna complicado separar a pessoa (como um simples individuo) do seu trabalho diário. Que o diga o Manuel electricista que sempre que sai aos fins-de-semana, leva com um ou dois indivíduos que aproveitam para saber se a campainha lá de casa tem arranjo, ou a Ana, que amaldiçoa o dia em que tirou fisioterapia e que mesmo fora do local e horário de trabalho é contemplada com pedidos de massagens.

Quem também sofre com este tipo de situações é o Vasco, que como é consultor financeiro, leva com os amigos lá em casa a sondarem-no se há ou não hipóteses de obterem um crédito para aquela mota nova que tanto desejam.

Contudo, de todas as profissões sem folga, há um que se destaca e que não se consegue abstrair minimamente da profissão que escolheu, nem em dias de folga! O médico. Sabemos bem que médico que é médico não tem descanso.

Médico que é médico não se livra de sair para ir jantar fora e levar com um amigo ou conhecido, que entre o “Olá, como vai a vida?” se sai com um: “Oh Doutor, agora apareceram-me aqui umas dores na zona lombar. O que será? Que me aconselha?”

Porque será que nos é difícil focar somente na pessoa e esquecer o que esta faz? Porque será tão complicado conseguirmos falar com o José mecânico, sem aproveitar para saber quanto custam umas pastilhas novas para o carro?

Às vezes torna-se difícil perceber que tanto o Manuel electricista, como a Ana fisioterapeuta também têm as suas folgas e que, fora do horário de trabalho, tudo o que desejam é ser simplesmente eles próprios, sem conselhos sobre campainhas ou pedidos de massagens.

3 comentários:

  1. Inacreditávelmente revi-me na Ana Fisioterapeuta! É certo que estudante de fisioterapia que se preze não têm descanso mas ninguém percebe o quanto me irrita o: " ai, estou aqui com uma dor... faz lá uma massagem!" loool

    ResponderEliminar
  2. e jornalista??? tem folgas? ou quando encontram um perguntam logo quais vão ser as noticias do dia seguinte?LOOOOL...ehehehehe...like it

    ResponderEliminar
  3. Então e o típico IT, que sai da empresa a horas tardias e indecentes para um pai de família, que tem que planear o seu dia seguinte de trabalho e ainda aperfeiçoar a sua técnica só porque surge uma nova tecnologia e que nos fins de semana ainda tem tempo para reparar PC´s e sistemas da família e amigos e ainda o confundem com técnico da MEO..... LOL... Do designer esse já nem comento... sofredor nato.. acho k é do seu karma. Keep up the good work

    ass.
    mamão

    ResponderEliminar