sábado, 19 de fevereiro de 2011

O dia dos encalhados

Quem inventou o dia dos namorados esqueceu-se dos encalhados. Também se esqueceu de como é irritante estarmos sozinhos e depararmo-nos com montras recheadas de corações, poemas românticos e promessas de amor.

Para todos os irados que já desejaram apedrejar as montras deste dia e para os mesmos que nesta mesma altura se barricam em casa a atacar os chocolates como forma de suprimirem as carências afectivas de que são vítimas, fiquem sabendo que a culpa é do Padre Valentim.
E perguntam vocês: quem? Ora aqui vai: Valentim foi um padre condenado à morte pelo facto de se ter casado em segredo.

Contudo, enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, apaixonou-se pela filha cega de um guarda e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Antes de falecer (a 14 de Fevereiro), Valentim escreveu uma mensagem de despedida à sua amada, na qual assinava como “Seu Namorado”.

Ou seja, é graças ao Valentim que neste dia meloso muitas pessoas deprimem, sentem vontade de atacar qualquer casal de namorados que se aproxime e claro, emanam uma ira desmedida por tudo o que envolva corações e juras de amor.

Todavia, para os casais este dia não poderia ser melhor. Podem até brigar o ano inteiro mas, chegando esta data tão especial, é vê-los qual protótipo de casal perfeito e inabalável, por isso nem se lembram que o dia dos namorados pode ser imperfeito para os encalhados, afinal de contas, com a desgraçada dos outros estamos nós bem.

6 comentários:

  1. Já não me lembro a última vez que comemorei essa coisa....e desenganem-se aqueles que pensam que sou encalhada, se calhar ate sou na teoria, mas na pratica não (isto soa tão mal..lol). De qualquer forma, junto-me aos encalhados desta crónica...aborrece-me que só haja um dia para celebrar o amor...é que se para o mês que vem quiser comprar uma prenda para o meu namorado a dizer "Amo-te"..vai ser bem dificil de a encontrar. Valia mais tê-la comprado no dia 14 de Fevereiro e guardá-la para outra ocasião....

    ResponderEliminar
  2. epah... tou me aki a lembrar d uma alma k ambos conhecemos. nao vou entrar por ai mas penso k a dita alma kuando chega a este dia so lhe apetece comprar meia duzia de armas de destruicao massiva ao iraque e rebentar com os casais melosos. nao fugindo ao assunto, penso k a culpa de tudo isto ser assim é da tv e dos media. reparem: em novembro começam os anuncios e para k? pk o natal vem ai. 1 mes antes do verao vem os anuncios a protectores solares, gelados ou cerveja freskinha. e pk? pk vem ai o verao. pah n concordo c nada disto. ate parece k se nao forem eles k nao nos vamos lembrar dessas datas!!! ninguem se lembra do meu dia de aniversario... but who cares?? nao passa na tv lol. jokas laurentino

    ResponderEliminar
  3. Sou um assíduo leitor de O POVO DO CARTAXO e costumo ler as suas crónicas com as quais nem sempre concordo mas sobre o dia dos encalhados não pude deixar de lhe fazer o seguinte comentário.
    P`la forma como começa a sua crónica inclui-se a si própria no rol dos encalhados e atribui as culpas ao Sr. Valentim seja ele Santo, Padre ou o que quer que seja, refere que os encalhados sentem vontade de apedrejar as montras e de atacar qualquer casal de namorados que se aproxime e sentem uma ira desmedida por tudo o que envolva corações e juras de amor.
    Pessoalmente acho tudo isto um comportamento anti-social e o que considera ser a desgraça dos outros, neste caso dos encalhados, só os encalhados podem resolver a menos que certos comportamentos de mesquinhice e de feitio causem certas barreiras ou será que os encalhados é que estão certos e o resto do mundo está todo errado?
    A sua crónica revela um pouco a sua forma de pensar, já pensou se é encalhada por pensar dessa maneira ou se pensa dessa maneira por ser encalhada?
    Deixe que lhe dê um conselho encare a vida doutra forma, pare de deitar as culpas p`ra cima dos outros assuma a responsabilidade do seu infortúnio e procure ser feliz, quem sabe se não desencalha…
    Lamento apresentar-me desta forma mas não pude resistir a um comentário tão mesquinho sobretudo de uma mente supostamente evoluída.
    Se a sua crónica tem um sentido figurativo retiro tudo o que disse mas devia mencioná-lo.
    Quero que fique claro que a minha intenção é unicamente faze-la reflectir um pouco na sua opinião, não tenho nada pessoal consigo, já agora, se ficar irada comigo lembre-se desta frase… um verdadeiro amigo não é quem te faz rir com anedotas mas aquele que te faz chorar com as verdades.

    Paulo Queiroz

    ResponderEliminar
  4. Não posso deixar de agradecer ao Senhor Paulo pelo seu comentário e de concordar com a última frase referida. Concordo plenamente que um bom amigo é aquele que diz as verdades mesmo sabendo que pode magoar o outro e por isso, agradeço-lhe por ser sincero. Acredite que não fico de todo irada consigo (muito pelo contrário)! De facto a minha crónica tem um sentido figurativo que deveria ter sido mencionado mas, como a carapuça só serve a quem a enfia, deixei esse mesmo sentido figurativo em aberto para os que se assemelhassem a tais tipos de pensamentos mesquinhos. Mais uma vez agradeço-lhe o comentário (além de apropriado é sempre bom ter o feedback dos leitores). Espero que continue a seguir as minhas crónicas e a comentá-las. Um bem haja e desejo de boa semana =)

    Filipa

    ResponderEliminar
  5. pior nao ter mae no dia da mae ;)

    ResponderEliminar