sexta-feira, 3 de junho de 2011

Idade Média? Sim, por favor!

Nos últimos dias foram várias as noticias que nos chamaram a atenção no que diz respeito à violência entre adolescentes. Primeiro, foram as imagens de uma menina de 13 anos a ser agredida selvaticamente por outras duas jovens de 15 e 16 anos.
Dias depois desta triste notícia surge outra: o caso de uma jovem de 17 anos que esfaqueou a amiga com um x-acto, alegadamente por causa de uma discussão em torno de um telemóvel.

O que me leva a pensar: “Mas o que se passa com estes miúdos de agora?” Palpita-me que afinal, a geração rasca não é a minha mas sim esta que se aproxima.

Continuando no caso da agressão à menina de 13 anos, é de referir que, como se não bastasse tal acto de desumanidade a que esta foi sujeita, ainda passou pela humilhação de ver o vídeo exposto numa rede social – facebook. Ao que parece, existia um outro jovem, de 18 anos, que decidiu filmar a cena e divulgar via internet (como se tal acontecimento fosse algo relativamente lúdico de se ver).

Contudo, se até aqui dizíamos mal dos nossos juízes e nos perguntávamos qual a função dos mesmos, uma vez que todos os criminosos presentes a tribunal, são libertados, eis que aparece o juiz Carlos Alexandre que, protagonizou a decisão inédita de aplicar a prisão preventiva à jovem de 16 anos, e ao alegado autor das filmagens.

E aqui penso que todos concordamos que tais medidas foram muito bem aplicadas pois, tento acreditar que nenhum de nós gostasse de ver aquelas imagens chocantes tendo como vítima um filho nosso, um neto ou até mesmo um amigo.

Porém, neste caso, alem da violência a que fomos expostos através das imagens divulgadas pelos meios de comunicação social, o que mais me tirou o sono foi o comunicado que o Bastonário da Ordem dos Advogados deu recentemente, onde (imagine-se só) criticou a aplicação de prisão preventiva aos dois jovens envolvidos no caso, considerando tratar-se de uma medida de um sistema judicial "da Idade Média".

Idade Média Senhor Bastonário? Quem nos dera! Pelo menos na Idade Média, os crimes praticados eram punidos. Ai como eu gostava que a Idade Média voltasse nalguns casos.

5 comentários:

  1. Sempre sem papas na língua, mulher! =)
    Mas sim, de facto se há geração rasca não é a nossa... nem toda a gente é boa mas em boa verdade se diga que tinhamos um bocadinho mais de medo das consequências que estes miúdos (a jovem de 16 anos até publicou na sua página de Facebook que não lhes ia acontecer nada e que a comunicação social era idiota por criticar a sua atitude "corajosa".
    Agora de quem é a culpa destas coisas?! De todos nós talvés... somos um mercado excelente para as redes sociais (contra mim falo...) e porque não haviam elas de demonstrar a sua rebeldia e a sua independência numa delas, cada vez mais o sentido de família e solidariedade para com os outros está a ser deitado por terra (quantas vezes olhamos para o lado ao ver um velhinho sem-abrigo na rua?!) e por último pouco tempo que temos e dispomos para ensinar alguma coisa de jeito a estes jovens...
    Quanto ao comunicado do Sr. bastonário acho que ele só demonstra a sua própria necessidade de afirmação pessoal... Fazer o que?! *

    ResponderEliminar
  2. Óptima abordagem ao sucedido. Partilho da tua opinião, a pertinência do texto deve ser apreciada por toda a opinião pública para que o conceito de justiça aqui descrito seja um padrão para situações destas, cuja relevância da aplicação do código penal é fulcral para que casos como este não se repitam.

    ResponderEliminar
  3. Olá filipa, olha amiga eu na minha opinião, podemos ver aonde isto nos vai levar, isto se deve ao simples facto de existir uma grande ausencia de valores morais objectivos, pior é k a cada dia k se passa esses mesmos valores são deturpados , para poder dar lugar a estas mesmas coisas k vemos pelo Mundo fora, estes miudos nasceram e estão a ser educados por este grande jardim de enfancia que é Mundo) que tem sobre ele uma influência muito negativa, contraria a tudo aquilo que podemos chamar de amor ao proximo etc, faz se notar cada vez mais o orgulho a dominar, ou seja ,''1º eu depois os outros, áh e tal ,quero é k os outros se lixem...'' por k se eu te amasse como me amo a mim ou se me preocupasse contigo como comigo, e visse versa, nunca ias sentir, como muitas vezes este mundo nos faz sentir: Sós, enganados,mal tratados...e o pior disto tudo é k as familias levam para dentro de casa esta mesma influência, o k leva muitas vezes a por pais contra filhos etc. o k está lá fora é um inferno e se nós não tivermos nada para combater isso, nem quero pensar. já os antigos diziam : ''Isto vai de mal a pior''
    bjks.
    pirata

    ResponderEliminar
  4. É assim...é a vida...sao as pessoas que ha por ai, mas sempre as houve, so que agora é mais facil de ter acesso á informacao. Faz falta o sistema mudar, mas para investir na educacao haverá dinheiro? ja o gastaram nos submarinos e tgv, e agora em 7 "barquinhos" de 25 milhoes cada um pra marinha....SN

    ResponderEliminar
  5. Só tenho pena que tenha sido necessário um idiota publicar tal filme na internet para se dar importância a um problema cada vez mais comum entre os jovens. Estes que têm, cada vez mais, noção de que a justiça em Portugal não pune os culpados, mas prefere andar atrás de escândalos idiotas e a coçar as micoses. É o Portugal que temos!

    ResponderEliminar