quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Portugal - o País dos Doutores

Porque é que em Portugal se utilizam em demasia títulos académicos para designar uma pessoa?
É com muito interesse que tenho observado a maneira como o nosso País se tem vindo a aperfeiçoar no que toca ao sector dos “Doutores” actuais. Já repararam que hoje em dia uma costureira passou a ser uma modista? E um pintor um designer gráfico? E que cada vez que passamos na rua muitos dos cumprimentos são: “Bom dia Doutor! Como está Doutor?”

Será só impressão minha ou as próprias pessoas criaram a tendência de se intitularem de algo mais do que muitas vezes são? Quantas e quantas vezes já nos deparámos com a Dona Aurora da mercearia que faz questão de dizer que o filho é Doutor e damos connosco a ponderar se este chegou realmente a meter os pés numa faculdade? Para quê tanta necessidade de nos superiorizarmos perante os outros? Afinal de contas, não somos todos feitos do mesmo? Não iremos todos ter o mesmo fim? Então para quê leiloar as pessoas numa espécie de quem dá mais?

Enquanto escrevo interrogo-me onde andarão os pintores “normais” e as costureiras de antigamente. Acho que sinto falta dos tempos em que cada profissão era um prestígio e tínhamos a noção de que um País só de Doutores não se governava. Bem sabemos que o ensino está bastante facilitado e que as novas oportunidades conseguiram o milagre do nada aprender, mas escolaridade a mais ter. O facto é que hoje em dia esquecemos as profissões antigas como o sapateiro e achamos que basta sermos todos Senhores Doutores para a vida ser bem melhor e prestigiada. Porém não nos podemos esquecer que até um “Doutor” precisa dos sapatos arranjados! E isso não se aprende nem na faculdade nem nas novas oportunidades.

4 comentários:

  1. É assim mesmo...e quem fala assim não é gago!!!

    ResponderEliminar
  2. POIS É AMIGA TAMBÉM TU JÁ ESTÁS APERCEBER-TE DA REALIDADE DO NOSSO PAÍS,É BEM MIUDA,MAS LAMENTO DIZER QUE ESTE PROBLEMA GRAVE NÃO É SÓ NACIONAL MAS TAMBÉM ELE MUNDIAL,E ÉSTA É A FORMA COMO O SER HUMANO SE MANIFESTA PERANTE A INFLUÊNCIA QUE RÉGE ESTE NOSSO MUNDO,ONDE O HOMEM VIVE DE UMA FORMA ILUSORIA PENSANDO SÓ NOS ESTATUTOS E MUITAS VEZES PASSANDO POR CIMA DE TUDO E TODOS PARA LÁ CHEGAR,COMO SE ISSO FOSSE SINÓNIMO DE FELICIDADE! SERÁ ISSO BOM?! TODOS NÓS VIVEMOS SOBE INFLUÊNCIA DE ALGO,PORQUE QUANDO NASCEMOS JÁ TODAS AS COISAS SE CÁ ENCONTRAVAM ,NÓS SÓ TIVEMOS QUE DEIXA-LAS ENTRAR EM NÓS,CONSOANTE OS NOSSOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES E CLARO INTERESSES,MAS COMO NA MINHA OPINIÃO A MAIORIA DAS COISAS INSTITUIDAS NA TERRA SÃO ELAS MAIS NEGATIVAS QUE POSITIVAS,MAL OU BEM COMO QUEIRAM CHAMAR,MAS DAI O RESULTADO DA NOSSA EDUCAÇÃO PERANTE ESTE GRANDE JARDIM DE INFÂNCIA QUE É A TERRA, VELHA E MATREIRA,''ELA SABE MUITO'' LOL. MAS É AMIGA, SOMOS ASSIM DERIVADO Á LEGALIDADE QUE NÓS SERES HUMANOS DAMOS AS COISAS DESTE MUNDO,NORMALMENTE AO MAL, PORQUE SE NÃO, AS COISAS NÃO ESTAVAM NEM CAMINHAVAM PARA ONDE CAMINHAM,MAS SE A NOSSA EDUCAÇÃO FOI FEITA E É FEITA COM AS COISAS DO MUNDO, COMO VAMOS NÓS FAZER PARA MUDAR?! EU PARA MIM SEI! ASSIM COMO MUITA GENTE MAS NÃO É FAÇIL,QUANDO SE VIVE NUM MUNDO SEM PRENCIPIOS E MURAL,MURAL E PRENCIPIOS FEITOS PELO HOMEM NÃO RESULTA ESTÁ MAIS QUE PROVADO,PRECISAMOS DE UM DEUS QUE SE MANIFESTE A NÓS QUE NOS CONHEÇA E CONDUZA,SIM PORQUE NÓS MUITAS VEZES NÃO SOMOS BONS NEM PARA NÓS MESMOS, NAS NOSSAS PRÓPRIAS ESCOLHAS, DESCULPA ESTA PARTE DO TEMA!! LOL, MAS NA MINHA AINDA CURTA VIDA TENHO ANALISADO AS COISAS ASSIM COMO TU TAMBÉM ESTÁS A FAZER, E CHEGO A ESTA CONCLUSÃO,MAS PRONTO, PARABÉNS PELA TUA CRÓNICA,ACHO QUE SIM ,DEVEMOS OLHAR O MUNDO E ANALISA-LO COM A NOSSA CONSCIÊNCIA,SE ELA NÃO NOS CONDENAR VAI EM FRENTE, SE NÃO PENSA MELHOR,SE TODOS NÓS FIZESSE-MOS ISSO CERTAMENTE VIVERIA-MOS NUM MUNDO MELHOR.
    BJSK..PIRATA

    ResponderEliminar
  3. Palavras para quê?! É uma teoria que também defendo... como sabes!

    muito bem escrito.. estás cada vez melhor! ***

    ResponderEliminar
  4. Esta é simples de explicar..infelizmente. Portugal é um pais muito pequeno, logo é por isso que ha tantas invejas, tantas pessoas a olharem para os "quintais" alheios. Se fossemos um Pais maior, com mais cultura, condicoes de vida, mentalidade, ou seja se todos vivessemos num pais maior em todos os sentidos, onde todos vivessem bem basicamente e as coisas funcionassem, isto iria tudo acabar...iriamos evoluir.
    Portugal tambem é do tipo...(nao sei se sera no geral mas em grande maioria é) podem n ter dinheiro para comer, mas o mercedes esta estacionado no quintal.. Nos somos toa pequenos que temos destas coisas incriveis...manias e orgulhos que mostram a sociedade que somos...(ou pra quem preferir, em que estamos).
    No outro dia ao ver o jogo de portugal espanha, que perdemos... :x lembroume da historia, que se repetiu...nos fomos mto bravos (aqui ha uns anitos bons) conquistamos o mundo, africa e brasil, etc, e depois... perdemos tudo pros espanhois! O_O ou seja, se n fosse o d. afonso henriques, OU se ele tivesse tido mais cojones, hoje estariamos MUITO melhor do que estamos...e nao haveria ai tanta gente a precisar de ter "sr dr" nos seus BIs, as pessoas seriam mais confiantes e inteligentes, e nao precisariam de "emblemas"...
    Nao adoro nem pouco mais ao menos os espanhois, mas eles sao maiores que nos, infelizmente...eles sabem dar valor as coisas por ex, coisa que nos nao damos, vou dar um ex meio parvo mas real: se um filho ou irmao ou amigo tocar musica pimba...epa eles vao dizer aos amigos e familia e toda gente ke tambem gostam de musica pimba...ou que é uma musica normal...algo que dê apoio ao amigo que o faz! eles apoiam os deles...e o curioso +é que nos damos apoio aos de fora! nao a nossa gente! para o portugues apoiar outro portugues....ui...ele vai ter que provar la fora que eh bom...secalhar bom nao chega, tem que ser fantastico! para depois quando volta á aldeia ja poder ser aprovado/apoiado! Ai o meu pipi!!! portugal portugal! voume senao nao me calo! SN

    ResponderEliminar