sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Amigos como a Sara

A Sara só se lembrava das amigas quando algo estava mal na sua vida. Sempre que a vida lhe sorria, era vê-la a esquecer-se de quem outrora lhe dera apoio. A Sara vivia egoisticamente só necessitando dos outros quando os contratempos lhe batiam à porta. E foi por isso que um dia a Sara necessitou de ajuda a sério e todos lhe viraram as costas.

Todos temos amigos como a Sara. Daqueles que se em tempos remotos nos foram chegados, com o tempo vão à sua vida. E o pior nem é o simples facto de estes refazerem as suas vidas e arranjarem novas amizades, mas sim o pormenor de muitas vezes esquecerem os antigos amigos – aqueles que em tempos foram o seu aconchego.

Quem nunca sentiu isso na pele? Quem nunca teve uma grande amiga, que por circunstâncias da vida desapareceu e que por sinal, só nos liga ou envia sms a dizer que o gato morreu, que está deprimida, que o marido a deixou, que está prestes a atirar-se do quinto andar, etc. O ridículo é que esta mesma amiga se esquece de coisas básicas e pertinentes numa suposta amizade, como o nosso aniversário (já para não falar que nem uma sms envia no Natal).

E o mais angustiante assume-se quando, em casos esporádicos, recebemos notícias da mesma (tristes para não variar) e a aconchegamos da melhor forma que conseguimos. Contudo, no preciso momento em que decidimos dar largas ao desabafo e às nossas mágoas somos atraiçoados com algo do estilo: “ Ah, desculpa lá mas agora não tenho tempo. Depois falamos”.

Se antes os antigos amigos representavam um porto de abrigo, com o tempo passaram a ser reduzidos a uma espécie de estância turística. E porquê? Porque os antigos amigos passam muitas vezes a funcionar como um destino de férias (só são visitados uma vez por ano e para alívio de stress).

Com a Sara era o que acontecia. Quando andava nas nuvens ninguém sabia nada dela. Os amigos enviavam-lhe várias sms´s e não obtiam resposta, mas sempre que recebiam algo da dita cuja, sabiam à partida que seria mais um dos seus queixumes. E foi por isso que um dia a Sara necessitou de ajuda a sério e todos lhe viraram as costas.

9 comentários:

  1. Eu estava aqui a tentar lembrar-me de amigos como os descritos, mas não está fácil.
    Cheguei à conclusão que o mais provável é eu ser um desses.
    O artigo dá que pensar e isso é sempre bom.

    ResponderEliminar
  2. So tenho a dizer que a Sara é uma ganda pexenga =P
    Isso hoje em dia é sempre assim, cada vez as pessoas estao mais egoistas, cada um pensa no seu proprio nariz, sao interesseiras, so s lembram dos outros quando precisam de alguma coisa. Ta bem que ser amigo é tar la quando é preciso, mas s estamos la quando é preciso era mais que justo que la estivessem quando somos nós que precisamos, mas n, quando é assim é mm como dissest, n tenho tempo. Isto so da mm para rir.lool. É ridiculo.

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto e muita perspicácia, miúda...

    Pois, todos temos amigos assim... e o pior é que por vezes nós próprios podemos ser assim de forma inconsciente... estamos com os amigos "da onça" e não ligamos aos nossos amigos a sério e só damos por isso quando estamos sozinhos... enfim...
    *

    ResponderEliminar
  4. amigos desses nem devem ser chamados de amigos nao fazem falta a ninguem era bom era ficaram num canto sem xatearem ninguem que era o que faziam melhor

    Viciasss

    ResponderEliminar
  5. Pois é, eu ainda ha pouco tempo passei por algo do genero, com alguem que costumo ajudar regularmente. Quando tive uma depressao, ha uns tempos, enviei uma sms a contar como eu estava a essa pessoa, e ela disse qq coisa que ja nem me lembro...mas nada pra me ajudar! e fiquei a pensar nisso... Realmente nao vale apena darmos tudo a toda gente, so mm a quem merece, claro que é assim que se aprende, sem estes pormenores nao aprenderiamos nem saberiamos quem é quem, é mesmo assim e faz parte da vida, la esta a bipolaridade, pra sabermos quem sao os amigos temos que saber quem nao os sao. SN

    ResponderEliminar
  6. Para quê ter amigos??? hoje me dia há o msn, o facebook, o hi5 e mais mil e uma redes sociais!!! Acreditem que discordo totalmente com o que mencionei atrás, mas a verdade é que as amizades já não se cultivam como antigamente, visto que para se saber de um amigo basta ter internet à mão...daí só se lembrarem de quem realmente é amigo nas horas de maior aperto! É triste mas é verdade! Eu queixo-me disso...tenho uma lista telefónica repleta de supostos contactos de supostos amigos...que me só dão noticias quando a vida lhes corre mal!

    ResponderEliminar
  7. Acho que todos temos "amigos" desse género. Pessoas que só se comportam como nossas amigas enquanto conseguem tirar vantagem dessa amizade, enquanto tivermos algo que lhes interessa. Pessoas assim, egoístas e interesseiras, raramente conseguem manter uma verdadeira relação de amizade, isto porque não estão acostumadas a dar sem receber nada em troca.

    ResponderEliminar
  8. Eu confesso que até tenho um ou outro amigos desses , mas como o meu sonho foi sempre ser psicólogo , lol ... até me vão tirando esse bichinho ;) Convidam-me para o café quando estão mal , e lá vou eu ... desaparecem , mas olha são amigos de "consultório" , tenho 1 relação amiga e quase profissional com eles ;) Acho q sei separar as coisas :)

    ResponderEliminar
  9. Isto vem tudo da mesma coisa, da educação que obtemos do mundo em que vivemos,cada vez mais o inimigo da humildade (orgulho) está por cima, o olhar ao próximo é algo que não faz parte deste mundo, quando isso é fundamental para o bem estar dos nossos relacionamentos,para não dar origem a estas mesmas situações,infelizmente o mundo cada vez mais é composto por Saras,mas pronto eu acredito que a vida se encarregará de ensinar essas mesmas Saras,mais cedo ou mais tarde. ''não perdes pela demora Sara hahahahahah!!!! cuidado com a vida'' lol
    ass: pirata

    ResponderEliminar