segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O verdadeiro animal

Quem não gosta de animais não pode ter bom carácter. Como é possível que não se goste daqueles que nos protegem, nos mimam e acima de tudo, que não nos julgam sempre que a vida não nos sorri?

Mahatma Gandhi proferiu um dia que “ a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados." Perante esta afirmação e tendo em conta o facto de cada vez existirem mais abandonos e maus tratos aos nossos amigos de quatro patas, eu diria que a nação (na sua maioria) tem estado um pouco desatenta no que toca ao tratamento dos mesmos.

Na realidade todo o sistema me parece desatento e adormecido no que diz respeito ao assunto da defesa dos animais. Não há leis que os protejam e as que existem (sejamos realistas) não funcionam. É por isso que cada vez mais defendo a ideia de que nem toda a gente deveria estar apto a ter um animal ao seu cuidado.

Aguardo ansiosamente pelo dia em que existirão penas bem pesadas a todos os que os maltratem, abandonem e os utilizem para fins menos próprios (como é o caso das lutas). Aguardo também pelo dia em que as pessoas terão que passar por testes psicológicos, antes de adoptarem um amigo para toda a vida.

De dia para dia aumentam os casos de abandonos, de maus tratos e até de muitos donos que levam o animal para o canil pelas suas próprias mãos e que, quando confrontados com o porquê de tal atitude, respondem simplesmente: “ Já não o quero”.

Cada vez mais as pessoas tomam os animais como objectos descartáveis, por algo que é muito engraçado em pequeno, mas que ao crescer começa a ocupar espaço, a comer mais e claro, deixa de ser uma graça para passar a ser um estorvo.

Lamento que estas pessoas não conheçam o caso da Nina, que permaneceu ao lado da cama da dona desde que esta adoeceu até que partiu, ou até do Golias, que mesmo depois de ter sido amarrado a uma árvore e deixado num pinhal pelo próprio dono, conseguiu aparecer à porta da sua casa meses depois e ainda teve a bondade de, depois de tudo o que este lhe fez, saltar para o seu colo, como que a perdoá-lo.

Finalizo então com a seguinte questão: quem são os verdadeiros “animais” aqui? Quem demonstra diariamente ser irracional e não padecer de remorsos? Não deveria o termo “animal” ser aplicado a nós, supostos humanos racionais, que nos desenvencilhamos destes seres só porque estes crescem de mais e passam a ser um estorvo para nós? Deixo ao vosso critério.

5 comentários:

  1. boa visão das coisas mas hoje em dia o egoísmo e tanto que e estúpido mas ao mesmo tempo acaba por ser normal deixar um animal no meio da rua porque toda a gente o faz. Mas acho que tudo isto anda a volta do egoísmo as pessoas só pensam nelas próprias quando fazem alguma coisa nunca pensam nas consequências que esse acto terá para os outros ou mesmo quando tudo esta mal a volta delas "se eu estou bem tudo esta bem".. e pena que muita gente pense assim

    Viciasss

    ResponderEliminar
  2. É pena é não haver paga na mesma moeda... mas ao menos que haja alerta deste tipo de situações...!
    Bom trabalho*

    ResponderEliminar
  3. É verdade, eu concordo que se possa julgar um pais pelo modo como sao tratados os animais. E o nosso portugal esta ainda mt atrasado em todos os aspectos e neste tambem. Deveria de haver mais apoio do estado e divulgacao na castracao por ex, é algo simples e que se pode fazer (nao sei se é gratis) mas se nao é devia ser, porque os animais, especialmente os que andam na rua reproduzem-se como se nao houvesse amanha, e qq dia temos em vez de por ex: x animais abandonados, temos x vezes y. Ou seja, muitos animais sem condicoes a andar por ai porque os humanos "inteligentes" nao tomaram as medidas necessarias.


    Hj em dia, cm tanta informacao e competicao, ha cada vez menos tempo, e quem n tem tempo para ter um animal nao o deveria ter, porque eles precisam de carinho, nao basta de o ter, ha que dar atencao tb, assim como ter as condicoes necessarias a nivel de espaço.

    Por ex uma coisa que achei interessante quando estive em Berlin, foi que nas ruas, os passaros brincavam ali, aos molhos ali mesmo ao pe de nos, a centimetros, todos contentes, eu se quisesse apanhar um passaro tinha-o conseguido com as maos com facilidade. Eu achei isso estranho mas maravilhoso :) e poderá querer dizer algo...? ca em Portugal por ex, a 20 metros eles fogem de nos..

    Concluindo, acho que o maior prob é a continua reproducao dos animais rafeiros por ai, que esta a ficar sem controlo a n ser que alguem tome estas medidas que mencionei. E o outro aspecto é o que os animais tem sentimentos tal cm nos, sao seres vivos sinceros e maravilhosos, e merecem o nosso respeito! sn

    ResponderEliminar
  4. fi, um dia as coisas podem mudar ,mas ainda vai demorar .. talvez no dia que cada animal tiver direito a um BI .. que se vá buscar um pouco do que acontece com os animais como vacas e ovelhas que sao registados e controlados .se começarem por ter uma identidade, se conseguirem controlar a sua reproduçao fora de canis autorizados , se houver obrigaçao de dar contas sobre o que aconteceu ao seu animal para poder adquirir outro .. acho que pode melhorar mt com coisas mt simples .
    o pior e cada pessoa ter um animal facilmente ,no dia que quando quiseres um tu precisares de o ir comprar e deixar tudo sobre ti, trazer um animal devidamente registado e ela nao se conseguir reproduzir pode mudar mt a realidade ...

    ResponderEliminar
  5. Cá para mim..os animais são vistos como brinquedos, objectos, chamem-lhes o que quiserem, na maioria descartáveis! É tão comum ouvir a frase: queres o meu animal? é que vi outro mais giro e quero-o! Aposto que se falassemos a língua dos animais muitos diriam o que, na maioria das vezes, se lê nos olhos: queres o meu dono? é que vi um bem melhor...e quero-o!

    ResponderEliminar