sábado, 18 de junho de 2011

O que comer?

Não como aves, porque fiquei com medo da gripe das aves, não como vaca porque ouvi dizer que a doença das vacas loucas ainda poderia estar alerta, não como peixe porque este pode estar contaminado e agora também não como saladas devido à E. Coli. Então, o que como?

Todos os anos (ou quase todos) surge um vírus ou uma doença nova que nos faz sair da monotonia em que estamos e nos deixa a pensar que se isto continua assim, um dia nem saberemos o que comer.

Ora aparece a gripe das aves, ora surgem as vacas loucas, ora o peixe fica contaminado com os despejos poluentes nas águas e, como se não fosse suficiente, eis que agora surge a E. Coli – um dos microrganismos que habita de forma natural a flora microbiana do trato intestinal de humanos e da maioria dos animais.

A verdade é que, passado um mês, ainda não se sabem causas mas sabe-se que já morreram mais de 30 pessoas, sendo que os prejuízos são na ordem das centenas de milhões de euros - a Comissão Europeia acha que 150, os espanhóis crêem que o número é demasiado baixo porque só cobre 30% dos prejuízos dos agricultores.

Se já estávamos desconfiados do frango, da vaca e do peixe, agora junta-se a salada (especialmente se tiver rebentos de soja e pepino). De resto, ninguém sabe sequer se são os vegetais que são os culpados - há quem defenda também que é preciso procurar nos animais, uma vez que é neles que vive a bactéria.

No entanto, isto leva-nos a reflectir que se tal se mantiver, qualquer dia toda a comida é feita em fábricas devidamente desinfectadas, teremos uma sociedade de comida enlatada e plastificada contudo, nunca livre de bactérias.

Se não aparecerem na comida, hão-de vir de outro lado (ou não fossem elas uma boa fonte de rendimento para a indústria farmacêutica).

3 comentários:

  1. toma e embrulha. mas é verdade. kem ganha c isto e a industria farmaceutica. achas k um medico t cura? ele ker e k tu continues doente. p te receitar mais e mais medicamentos. ele tambem ganha c isso. bjokas laurentino

    ResponderEliminar
  2. A maior parte destas gripes todas e virus sao inventados por empresas farmaceticas, para venderem o seu produto de milhoes de euros ao mundo...a verdade e essa.. A gripe A por ex, matou umas 5 pessoas em portugal num ano, a gripe pnormal matou umas 150...logo podese ver por aqui a coisa...eu n parei de comer nada, apenas tenho atencao de onde vem as coisas e lavo mt bem as saladas etc, nao lhes vou dar mais $ a ganhar...:P Sebastian.

    ResponderEliminar
  3. a gripe A, para além de uma gripe "fabricada", era uma gripe perfeitamente normal. o objectivo dela? vender..como todas estas novas doenças que são inventadas todos os dias! existe uma meta a atingir: a redução da população mundial! para além de se exterminarem seres humano ainda se faz pelo caminho uns trocos. junta-se o útil ao agradável. para além disso, e aproveitando a boa onda..não me venham com a história de que não existe a cura para o cancro ou para a sida (ou outra doença qualquer). o que não existe é dinheiro para comprar "a cura", ou será que já alguém viu morrer um grande magnata com diabetes ou uma treta do género? isso é o que mata o pobre!

    ResponderEliminar