segunda-feira, 4 de julho de 2011

Das duas, uma

Na passada semana fomos surpreendidos pela excêntrica notícia (e digo isto porque não é de todo normal) de que o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho viajou até Bruxelas num voo de classe económica.

Apesar de alguma contestação por parte de certos indivíduos (que afirmavam que tal atitude não passava de um golpe de publicidade), o facto é que há quem diga que é a intenção que conta e, caso assim seja, não há dúvidas de que Passos Coelho deu o exemplo.

No entanto, dias depois, assistimos a uma certa contradição que dizia que afinal, a viagem de Pedro Passos Coelho a Bruxelas em classe económica, pode não ter representado qualquer poupança para os cofres do Estado, uma vez que é prática corrente os ministros e secretários de estados não pagarem à TAP o bilhete nas deslocações oficiais.

O que nos leva a ponderar se afinal a Tap estará assim tão mal como consta mas, adiante. O facto é que depois de vermos o exemplo de Passos, muitos dos que disseram outrora que a medida eficaz seria precisamente a poupança, depressa sentiram uma necessidade inexplicável de se revoltarem com tal acto do senhor Passos (tendência humana tão comum) e decidiram que “ ah e tal, afinal a viagem era de borla de qualquer das formas e, como tal, esqueçam o exemplo dado pelo senhor primeiro-ministro!”

Há quem diga que Portugal não anda para a frente pois nunca estamos satisfeitos com nada. Simplesmente perdemos a fé na política e a ideia do que esta representa, está cada vez mais
além do que desejamos. Mas, saberemos nós o que desejamos?

Afinal de contas, nunca estamos satisfeitos com que medidas forem! Já me questiono se o mal será do governo ou dos próprios portugueses. Das duas, uma.

2 comentários:

  1. É verdade, o mal é mesmo dos portugueses, da mentalidade. Num estudo recente, para analisar os paises e qual a razao do seu desenvolvimento, repararam que paises com 150 anos sao mais ricos e mais desenvolvidos do que paises como o nosso e outros com milhares de anos. E o que viram foi que mm paises que nao produzem nem tem ouro ou petrolio sao mais ricos e desenvolvidos. A diferenca que notaram foi so na mentalidade. La fora preferem trabalhar menos e melhor, dao prioridade á produtividade, á familia. Nos ca (nao me incluo) damos prioridade n sei bem ao que, e somos tao pequenos que temos invejas de tudo e todos, nao produzimos nem queremos trabalhar, e n respeitamos as pessoas o suficiente para que elas se motivem para trabalhar por uma vida melhor..é o País actual que temos...espero que mude, vamos imigrar e voltar daki a 10 anos ou 15 talvez? Sebastian

    ResponderEliminar
  2. ta boa. pois a tap e k lhes paga os bilhetes, por isso tanto ele poderia ter ido em 1ª classe, como no sitio das bagagens. talvez nunca estejamos satisfeitos c nada devido a cambada k nos tem governado à 30 anos. o fmi ja cá teve em 1976 e 1983. ambas as vezes pela mao do ps e psd. (mario soares e cavaco silca respectivamente). mario soares assinou a adesao de portugal a u.e. na esperança de k os subsidios fossem dar alguma coisa ao pais. enganou se. deu sim, mas aos amigalhaços... hj ve se terrenos ao baldio. e vem o cavaco dizer k temos k nos virar p agricultura. precisamente o mesmo cavaco( mas mais novo), k na altura das vacas gordas,encheu os bolsos a kem n keria produzir. o mario soares c o fmi cortou o subsidio da pascoa! mas disso ja ninguem se lembra... e se fizeres bem as contas( e pena pk ja apaguei o mail senao mandava to), ves k o 13º mes n existe e é apenas uma jogada do governo p pagar a miseria k paga.politicamente falando, ainda existem ideologias politicas k defendem ( à muito tempo alias) k o ordenado minimo deveria tar já acima dos 600 ou 700 euros, k defendem os trabalhadores das barbaridades das entidades patronais (recibos verdes, precariedade, atrasos nos pagamentos, horas extras n pagas, etc). sabes k partidos sao estes? sao precisamente akeles k agora tao na oposicao. à exepcao do ps... é triste mas e verdade e "temos k xamar as coisas pelos nomes e tambem pegar o touro pelos cornos". mas cá o nosso tuga prefere se irritar no café se o benfica leva 5 a 0 do porto,em vez de se preocupar se o patrao e o governo lhe tá a ir ao bolso... jokas laurentino santos. desculpa la o testamento lol

    ResponderEliminar