sexta-feira, 2 de julho de 2010

Inveja: coisa feia

Sabem aquelas pessoas que estagnaram na vida porque estão mais preocupadas com a vida alheia que com a delas? Ou que acham que fazem tudo melhor que os outros? Ou que até se dão ao luxo de perder o respeito pelos outros uma vez que a inveja é tão grande que não se controla? Pois é meus amigos, é assim que muitas pessoas são. Falsas, vingativas, mesquinhas e claro, invejosas.

Segundo o dicionário a inveja é o “desejo de possuir algo que outra pessoa possui ou de usufruir de uma situação semelhante à de outrem; cobiça”. Segundo a bíblia é um pecado e, segundo a minha opinião, é uma ambição desmedida por ter aquilo que os outros têm sem nada fazer (a não ser criticando).

Sempre ouvi dizer: “Todos vêem o vinho que bebo mas ninguém vê os tombos que dou” e de facto esta expressão não poderia estar mais correcta. O facto é que todos vêem o que os outros têm mas ninguém vê que para o terem tiveram que lutar por isso. Em vez disso é mais fácil criticar, indagar como é possível e fazer contas à vida do porquê de X ter e nós não.

De todas as coisas que me ensinaram, uma das que tenho mais em conta é a de não atirar pedras aos telhados dos outros uma vez que eu também os possuo. Contudo, há pessoas que não tiveram o mesmo ensinamento, ou se o tiveram esqueceram-no depressa. E é por isso que é vê-los a apedrejar telhados alheios na esperança de que não sobre uma única telha.

A parte mais cómica desta situação (se é que ela existe) é que na maioria das vezes são estes apedrejadores natos que mais possuem buracos nos seus telhados. Mas, mais uma vez e como seria de se esperar, preferem atirar aos outros que remendar os deles. Para muitos, apontar o dedo aos outros é surpreendente, não custa nada e até dá gosto. Só é pena que se esqueçam que quando apontam um dedo aos outros ainda sobram mais três que apontam para si mesmos.

13 comentários:

  1. E o pior é que a verdade é que anda meio mundo com inveja de outro meio... e ainda por cima não fazemos nadinha para ser melhor que o outro... só os queremos convencer pela negativa...

    Enfim...

    Mais um belissimo texto, miúda!!!

    Sou mais que fã!!! ********

    ResponderEliminar
  2. muito bem munina tens jeitinho pa relatar estas coisitas ;P gostei muito :D

    eheheh continua assim !!!

    tens o meu apoio ;p

    ResponderEliminar
  3. Qando nao gostamos de uma cena ou temos inveja de uma e normal e mais facil criticarmos do que fazer alguma coisa para mudar a situacao. O ppl nao pensa e essa razao porque ha tanta merda no mundo.. enfim.. mais um grande texto mas isso ja e normal =D

    Viciasss

    ResponderEliminar
  4. Oh... que raio de mundo em que tu vives. O meu não é assim tão feio... mas também não é grande coisa ^_^

    ResponderEliminar
  5. INVEJA,GANÂNCIA,COBIÇA,UUII.. BEM AMIGA JÁ QUE TE REFERES E DAS COMO EXEMPLO E BEM, ESSE GRANDE LIVRO DO QUAL EU ACREDITO, QUE É A BIBLIA, DO QUAL DEUS INFLUÊNCIOU O HOMEM A ESCREVER, SIM POR QUE QUANDO O HOMEM FAZ ALGUMA COISA É SEMPRE SOB INFLUÊNCIA DE ALGO,BEM OU MAL,ESSAS DUAS CARACTERISTICAS ESTÃO BEM PRESENTES EM NÓS SERES HUMANOS, QUER QUEIRAMOS QUER NÃO,MAS O HOMEM LÁ ARRANJOU UM MEIO TERMO PARA SE PODER JUSTIFICAR DAS SUAS ACÇÕES E FUGIR À SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA OU ATÉ MESMO A DEUS,''SERÁ QUE FOGE'',LOL..PODERÁ DE UMA FONTE CORRER ÁGUA SALGADA E DOÇE AO MESMO TEMPO?!!LOL POIS,INFELIZMENTE TODAS ESSAS MÁS COISAS (INVEJA,COBIÇA) CADA VEZ MAIS ESTÃO ENTRANHADAS EM ''NÓS'',E COMO SE ISSO NÃO BASTA-SE SÃO A ESSAS COISAS QUE ''NÓS'' VAMOS DANDO MAIS LEGALIDADE E PRIORIDADE NAS NOSSAS VIDAS ACABANDO ASSIM POR CONTAMINAR-NOS, E AOS OUTROS TAMBÉM COM O MAL OU PECADO, E O PECADO DÁ ORIGEM À MORTE,MAS INFELIZMENTE A NOSSA NATUREZA É ESSA,É ELA QUE NOS LEVA A FAZER TODAS ESSAS COISAS DE UMA FORMA CADA VEZ MAIS DESCARADA E BANAL,(SEJAMOS MAIS HUMILDES PARA QUE O INIMIGO DA HUMILDADE (ORGULHO) NÃO NOS POSSUA,MAS NÃO É FACIL,ESTANDO O MUNDO POSSUIDO POR TUDO O QUE É DE MAU AO PRÓPRIO SER HUMANO,E A INVEJA É APENAS UMA PEQUENA FRACÇÃO DA QUANTIDADE DE PORCARIA QUE TEMOS DENTRO DE NÓS (DESCULPEM O TERMO)MAS É VERDADE!
    MAIS UMA VEZ FILIPA ACHO QUE ESTIVES-TE MUITO BEM,SÓ ESPERO QUE ESTA CRÓNICA POSSA ABRIR OS OLHOS A ALGUÉM,QUEM TEM OLHOS QUE LEIA,LOL.
    PARABENS MIGUINHA,É SEMPRE UM PRAZER VER O TEU TRABALHO, INSPIRA-ME PÁ..!! LOL, BJSK
    ASS:PIRATA

    ResponderEliminar
  6. Ora bem...tudo bem, mas voces estao a esquecer-se de uma coisinha...importante. Que é...nos vivemos num mundo de dualidade, ou seja, para haver uma coisa tem que haver outra...ex:para haver a noite, tem k haver dia, E o dia começa a nascer kndo a noite esta mais cerrada. (e é assim que tudo funciona)So ha o amor :) porque ha o odio! só ha a bondade porque existe a maldade...sem o outro nos nem sabiamos o que sentiamos :) logo meus amigos, a inveja é necessaria, infelizmente ou felizmente, e sem ela nao existiriam os sentimentos simples e compostos opostos a ela :) (que sao bons) Agora quero com isto dizer que os invejosos sao necessarios para depois os outros como nos podermos ter os outros sentimentos bons...^^ epa sorriam-lhes q eles sao precisos..LOL beijos e continua Fiuipa! ;-) ass:S.N.

    ResponderEliminar
  7. Há uma música dos Fort Minor que fala duma possível fórmula para o sucesso com a qual concordo: "This is 10% luck, 20% skill,15% concentrated power of will, 5% pleasure, 50% pain...". Por outras palavras, por muito que tenhamos talento, nada se consegue sem trabalho, nada se consegue ficando sentado no sofá à espera que a oportunidade nos bata à porta...nada se consegue invejando. Temos de "fazer acontecer" de forma leal e transparente. Não quero com isto dizer que sou contra os "apedrejadores", desde que as pedras que arremessam sejam construtivas. A crítica, neste sentido de "construção", é necessária à evolução do ser humano na sociedade.

    Quanto ao teu texto, a forma como escreves e a actualidade do tema dispensa qualquer tipo de elogio. kiss kiss ban bang P.

    ResponderEliminar
  8. Mais um grande artigo.
    Confesso que não percebo muito do tema, mas inveja sempre me pareceu algo que resulta de pessoas que por norma são infelizes seja por que razão for. No dia em que acabar a infelicidade, acaba a inveja.

    Quem é que tem inveja quando está muito bêbado ou pedrado? Se calhar ninguém, ora aí está a solução ( e causa ) de todos os problemas!

    ResponderEliminar
  9. QUE CENA DESCULPA MIGA ,MAS QUEM DIZ QUE PARA HAVER BEM TEM DE HAVER MAL LOL,E QUE A INVEJA É NECESSÁRIA,COM TODO O RESPEITO, MAS UMA PESSOA QUE DIZ ISSO NÃO CONHEÇE MAIS NADA SE NÃO A ELA PRÓPRIA!! LÁ POR A MAIORIA DAS PESSOAS INCLUINDO-ME TAMBÉM NÃO SER CAPAZ DE PRATICAR SÓ O BEM,NÃO SIGNIFICA QUE TÁL NÃO SEJA POSSIVÉL,OU ATÉ MESMO UM MUNDO COMO TÁL,.. ESTE CERTAMENTE NÃO O É!!! DAI A DIFICULDADE DE VER PARA ALÉM DISSO,COMPREENDO.
    ASS:PIRATA

    ResponderEliminar
  10. Amigo pirata :) nao entendeste o que eu quis dizer...secalhar nao me expliquei bem. Apenas disse que para haver um sentimento tem que necessariamente haver outro oposto, senao nos nao sabiamos o que estavamos a sentir :). Se so existisse odio como poderias tu amar o teu filho por ex?:) so o amas pq tb existe odio qúe é o sentimento oposto...isto parece confuso mas nao e...so ha dia pq ha noite tb, etc etc...é tudo assim se analizares. A isso chamase dualidade...E eu tabem disse que sim, que podes so fazer o bem, n tem nada a ver. abracos. ass:SN

    ResponderEliminar
  11. EU ENTENDO O QUE ESTÁS A DIZER AMIGO, A MINHA QUESTÃO É SÓ EM RELAÇÃO OU SER NECESSARIO ALGO DE MAL PARA SE VIVER, OU PODER VIVER, CLARO QUE NÃO É!! EU ENTENDO QUE TEM QUE HAVER 2 PONTOS PARA SE PODER COMPARAR ALGO, MAS NÃO TEM DE HAVER 2 PONTOS PARA SE CONHECER ALGO, E EU QUANDO EU DIGO O QUE DIGO, QUE NÃO É PRECISO CONHECER O MAL PARA SABER O QUE O BEM, É PORQUE EU SINTO NÃO SEI SE TU TAMBÉM,MAS SE CALHAR AI BEM DENTRO TAMBÉM SENTES, E ESTAS COISAS TEMOS DE DEIXAR DE LADO A NOSSA INTLECTUALIDADE PARA PODER APRECIAR E SENTIR, QUE OS SENTIMENTO E EMOÇÕES QUE SÃO ESPONTÂNIOS DE ACORDO COM AS CIRCUSTÃNCIAS, E ELES FALAM POR SI MESMOS, E CONFIRMAM-SE A SI MESMOS, NÃO PRECISAM DE MAIS NADA PARA OS CONFIRMAR, SE TU AMAS E SABES QUE É AMOR, NÃO É POR QUE CONHECES O MAL, É PORQUE A NATUREZA QUE HÁ EM TI TE O DIZ SENTIMENTALMENTE DE ACORDO COM O QUE SENTES, O AMOR NAÕ VAI FAZR COMPARAÇÕES PARA DEPOIS SE DETERMINAR SE É AMOR OU NÃO, O AMOR ELE POR SIM SÓ O É. MAS EU PRECEBO AMIGO, SE CALHAR ATÉ FOI POR ISSO QUE DEUS PERMITIO QUE NÓS CONHECESSCEMOS O MAL, PARA QUE PODESSE-MOS TER O LIVRE ARBITRO SE NÃO ERAMOS MAQUINAS SIM, MAS NÃO QUERO DIZER COM ISTO QUE PONHO DE PARTE MINHA OPINIÃO,LOL... MAS ESTÁ NAS NOSASS MÃOS A QUAL DESSES LADOS QUEREMOS DAR A LEGALIDADE DAS NOSSAS,E UMA VEZ DANDO ELE A ASSUME. ABRAÇO.
    ASS:PIRATA

    ResponderEliminar
  12. Voila :)
    Mas vamos la ponto por ponto :)
    Ha uma coisa que estas a confundir ainda...que é quando eu disse que é preciso haver de tudo...e é vdd! É preciso haver os opostos para sabermos ou podermos escolher e sentir o inverso! senao o bem por ex nao existia...era algo banal e normal entendes? (isto é pura logica).(Era assim que havia de ser) mas nao e! Existe de tudo, pronto espero que agora tenha ficado claro. E sim tens mta razao, é exactamente por isso que ha de tudo, para cada um de nos poder ter o livre arbitrio de escolher o que quer para si e para a sua vida, escolher algo que va de encontro com a sua energia! e poderes continuar a tua caminanda, a tua evolucao. Quando dizes que sentes apesar de nao pensares nas coisas,é mesmo por ai! estas a agir bem, é mesmo isso que deves fazer. As vezes quando pensamos demais da m### porque o nosso ego começanos a boicotar, e a dizer "devias fazer isto" e aquilo, e no fim vamos decidir mal por causa do nosso consciente. Normalmente depois de +- 3 segundos ja vai ser o consciente e o ego(o velho que manda postas/racional) lol a decidir...eu tento sempre decidir tudo nos 3 primeiros segundos, porque é o coracao a escolher :) e n me tenho dado mal.
    Abracos
    ass:SN

    ResponderEliminar
  13. Amigo por mais que isso faça sentido em ti e tens todo o direito á tua opinião da qual eu respeito, eu não confundi nada, apenas não tomo uma teoria como uma certeza, é um prencipio que tenho,se bem que sou um grande fã de teoria quântica (relatividade, dualidade) etc, o bem poderia haver sempre por si só, porque o mal é apenas a ausência do bem, o escuro é a penas ausência de luz,mas pronto, tudo bem, respeito a tua opnião e com ela certamente aprendi alguma coisa, espero que tenha sido para ti este nosso debate, lol, algo de contrutivo gostei de converçar.
    abraço tb
    ass:piraa

    ResponderEliminar