sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Apaac – Um exemplo a seguir



"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." (Arthur Schopenhauer)

Já este filósofo Alemão do século XIX o dizia e calculo que a APAAC - Associação de Protecção dos Animais Abandonados do Cartaxo, não retire uma única vírgula ao mesmo.

A APAAC foi criada a 14 de Maio de 1990, contudo é desde 1998 que trabalha em parceria com a Câmara Municipal do Cartaxo, em exclusivo para o Concelho e desde então vem ganhando dimensão. O que começou por ser um terreno (antiga lixeira na Zona Industrial do Cartaxo) cedido pela Câmara do Cartaxo para a conclusão do canil agora CBEAC – Centro de Bem-Estar Animal do Cartaxo, tornou-se ao longo destes anos, no lar inúmeros animais. Esta Associação destaca-se por inúmeras razões, sendo algumas o facto de ser das poucas a possuir veículos que se destinam à recolha de animais em perigo 24 horas por dia, 365 dias por ano; de ter crianças voluntariadas e a ajudar nos tempos livres e claro, de ter vindo a conseguir uma verdadeira proeza ao dar para adopção cerca de 400 cães por ano. É de referir também que todos os animais residentes foram vistos por um veterinário e assim sendo, a maioria encontra-se desparasitada e vacinada. A esterilização é feita após a doação, na clínica veterinária que a APAAC entretanto inaugurou em 2003 equipada com a mais alta tecnologia de diagnóstico, onde trabalham 2 veterinários e 2 auxiliares.

O presidente da APAAC, Veladimiro Elvas, alerta para o facto de nestes anos, de todos os animais que doaram, terem sido poucos os que foram devolvidos. Segundo Veladimiro “As pessoas não percebem que ao devolver um animal adulto, o destino deste será o abate, visto que na maioria dos casos, o desgosto do animal manifesta-se de tal forma, que no dia seguinte à entrega é frequente vê-lo a auto-mutilar-se”.

Desengane-se portanto, quem pensa que adoptar um animal na Apaac é coisa fácil. V. Elvas garante que a adopção de cada animal, é um processo que requer algum estudo, “ é preciso saber as condições da pessoa, que tipo de animal se adapta mais à mesma e claro, se a pessoa terá ou não hipóteses de dar uma boa vida ao animal escolhido”.

Perante tais factos, não é de mais dizer que a Apaac é sem dúvida, um exemplo a seguir.

2 comentários:

  1. A APAAC é um exemplo a seguir, sem dúvida. Mas tu Filipa, também és um exemplo a seguir. Pessoas com tamanho humanismo e bondade são, infelizmente, raras. Parabéns pela causa e pela qualidade do texto.

    ResponderEliminar
  2. A visita à APAAC com as TAI foi um sucesso. Adorei, foi mesmo bom.
    Obrigado!

    ResponderEliminar